segunda-feira, 30 de abril de 2012

Paulo Freire
Paulo Freire nos diz que “a educação tem caráter permanente. Não há seres educados e não educados, estamos todos nos educando. Existem graus de educação, mas estes não são absolutos”. Afirmação tão coerente nos faz refletir sobre o processo educativo contínuo, como base de uma constante busca pela melhoria da qualidade da formação docente e discente. A ação educativa implica um conceito de homem e de mundo concomitantes, é preciso não apenas estar no mundo e sim estar aberto ao mundo. Captar e compreender as finalidades deste a fim de transformá-lo, responder não só aos estímulos e sim aos desafios que este nos propõe. Não posso querer transmitir conhecimento, pois este já existe, posso orientar tal indivíduo a buscar esse conhecimento existente, estimular a descobrir suas afinidades em determinadas áreas.



Ontologia


Ontologia (em grego ontos e logoi, "conhecimento do ser") é a parte da filosofia que trata da natureza do ser, da realidade, da existência dos entes e das questões metafísicas em geral. A ontologia trata do ser enquanto ser, isto é, do ser concebido como tendo uma natureza comum que é inerente a todos e a cada um dos seres. Costuma ser confundida com metafisica. Conquanto tenham certa comunhão ou interseção em objeto de estudo, nenhuma das duas áreas é subconjunto lógico da outra, ainda que na identidade.

quinta-feira, 26 de abril de 2012

CONCEITO DE ARISTÓLES


 Parte-se da seguinte constatação: Há duas espécies de virtude: a intelectual e a moral. A primeira deve, em grande parte, sua geração e crescimento ao ensino, e por isso requer experiência e tempo; ao passo que a virtude moral é adquirida em resultado do hábito (Aristóteles, 2005).

      Assim, há mais dois mil anos, Aristóteles já compreendia o ensino educacional como uma virtude democrática a ser construída com base na disciplina e no hábito. A Educação do homem, em sua integridade, deveria abranger os diversos campos do saber, com um enfoque sobre o desenvolvimento moral e cívico, além do aprimoramento dos valores internos.

      O hábito da virtude moral dignifica o ser humano, porque os bons hábitos são fundamentais para realizarmos as atividades cotidianas com excelência. O professor, responsável pela democratização do conhecimento, depara-se diariamente com situações embaçadoras, como das crianças que não utilizam de boa educação e equilíbrio nas atitudes para com os próprios professores e colegas.

      "A educação, para Aristóteles, é um caminho para a vida pública". Cabe à educação a formação do caráter do aluno. Perseguir a virtude significaria, em todas as atitudes, buscar o "justo meio". A prudência e a sensatez se encontrariam no meio-termo, ou medida justa - "o que não é demais nem muito pouco", nas palavras do filósofo.

      O artigo apresenta como objetivo geral fazer uma análise reflexiva a respeito da educação e da influência dos hábitos sobre o aprendizado moral e integral do homem. Partindo-se da premissa que o referencial filosófico e pedagógico permitirá identificar o papel social e cultural do professor ao padrão de determinados comportamentos que refletem os hábitos dos alunos na Escola.

     Diante de tais constatações, busca-se compreender: Como os hábitos – sob uma perspectiva aristotélica - influenciam a construção do aprendizado na Educação Escolar?    
    
Fonte: http://www.efdeportes.com/efd155/aristoteles-um-olhar-sobre-a-educacao.htm

quarta-feira, 25 de abril de 2012

O verdadeiro significa da palavra ESTUDAR


Muitas pessoas falam que estudam, mas não sabem o verdadeiro sentido da palavra “estudar”.

Estudar é ter conhecimento geral do mundo e da vida. Compreender algo que ainda não conhecemos ou não tivemos oportunidade de aprender. Nunca vamos parar de aprender, pois nunca ira dar tempo de aprender tudo o que se precisa, o estudo básico serve para nos preparar para a vida.

O que falta no nosso país é dedicação de todo para aprender e ensinar. Por isso sempre que tiver uma oportunidade de investir em estudos, não deixe essa chance passar. Pois não é sempre que surge oportunidade boa em nossas vidas.

Chegar a aprender é enxergar com seus próprios olhos, fazer escolhas e decisões na vida. Quando se estuda algo, você sempre conseguirá chegar á suas próprias decisões.

MITO



O mito apesar de ser um conceito não definido de modo preciso e unânime, constitui uma realidade antropológica fundamental, pois ele não só representa uma explicação sobre as origens do homem e do mundo em que vive, como traduz por símbolos ricos de significado o modo como um povo ou civilização entende e interpreta a existência.
            Mito é uma narrativa tradicional de conteúdo religioso, que procura explicar os principais acontecimentos da vida por meio do sobrenatural. O conjunto de narrativas desse tipo e o estudo das concepções mitológicas encaradas como um dos elementos integrantes da vida social são denominados mitologia.



terça-feira, 24 de abril de 2012

Estudo filosófico

O estudo da filosofia se apresenta hoje numa feição de esclarecimento. A atividade filosófica aparece, predominantemente, sob o registro da exegese das grandes obras legadas pela tradição do pensamento humano. Desse modo, a produção acadêmica em nosso meio afigura-se, à primeira vista, como o labor de um leitor cuidadoso de um texto preocupado com a trama interna e a fidelidade às fontes. Seria correto afirmar que uma leitura rigorosa se opõe à problematização da Filosofia? Trai-se o legado da tradição quando não se avança no problema aberto pelo texto? Por outro lado, é possível levantar questões pertinentes em Filosofia sem ter uma leitura adequada da sua história? É possível realizar uma boa interpretação sem levantar o problema que emerge do texto interpelado? Tá ai algumas perguntas a ser respondidas.


A filosofia da educação é um ramo do pensamento que se dedica à reflexão sobre os processos educativos, à análise do(s) sistema(s) educativo(s), sistematização de métodos didáticos, entre diversas outras temáticas relacionadas com a pedagogia. O seu escopo principal é a compreensão das relações entre o fenômeno educativo e o funcionamento da sociedade. São várias as teorias educacionais "tradicionais" e "progressistas".

Antes do nascimento da filosofia, os educadores incontrastados dos gregos foram os poetas, sobretudo Homero, cujos poemas foram, como se disse com justiça, quase a Bíblia dos gregos, no sentido de que a primitiva grecidade buscou alimento espiritual essencial e prioritariamente nos poemas homéricos, dos quais extraiu modelos de vida, matéria de reflexão, estímulo à fantasia e, portanto, todos os elementos essenciais à própria educação e formação espiritual. (REALE, 1993, p.19).

O conceito de "filosofia" sofreu, no transcorrer da história, várias alterações e restrições em sua abrangência. As concepções do que seja a filosofia e quais são os seus objetos de estudo também se alteram conforme a escola ou movimento filosófico. Essa variedade presente na história da filosofia e nas escolas e correntes filosóficas torna praticamente impossível elaborar uma definição universalmente válida de filosofia. Definir a filosofia é realizar uma tarefa metafilosófica. Em outras palavras, é fazer uma filosofia da filosofia.