quinta-feira, 26 de abril de 2012

CONCEITO DE ARISTÓLES


 Parte-se da seguinte constatação: Há duas espécies de virtude: a intelectual e a moral. A primeira deve, em grande parte, sua geração e crescimento ao ensino, e por isso requer experiência e tempo; ao passo que a virtude moral é adquirida em resultado do hábito (Aristóteles, 2005).

      Assim, há mais dois mil anos, Aristóteles já compreendia o ensino educacional como uma virtude democrática a ser construída com base na disciplina e no hábito. A Educação do homem, em sua integridade, deveria abranger os diversos campos do saber, com um enfoque sobre o desenvolvimento moral e cívico, além do aprimoramento dos valores internos.

      O hábito da virtude moral dignifica o ser humano, porque os bons hábitos são fundamentais para realizarmos as atividades cotidianas com excelência. O professor, responsável pela democratização do conhecimento, depara-se diariamente com situações embaçadoras, como das crianças que não utilizam de boa educação e equilíbrio nas atitudes para com os próprios professores e colegas.

      "A educação, para Aristóteles, é um caminho para a vida pública". Cabe à educação a formação do caráter do aluno. Perseguir a virtude significaria, em todas as atitudes, buscar o "justo meio". A prudência e a sensatez se encontrariam no meio-termo, ou medida justa - "o que não é demais nem muito pouco", nas palavras do filósofo.

      O artigo apresenta como objetivo geral fazer uma análise reflexiva a respeito da educação e da influência dos hábitos sobre o aprendizado moral e integral do homem. Partindo-se da premissa que o referencial filosófico e pedagógico permitirá identificar o papel social e cultural do professor ao padrão de determinados comportamentos que refletem os hábitos dos alunos na Escola.

     Diante de tais constatações, busca-se compreender: Como os hábitos – sob uma perspectiva aristotélica - influenciam a construção do aprendizado na Educação Escolar?    
    
Fonte: http://www.efdeportes.com/efd155/aristoteles-um-olhar-sobre-a-educacao.htm

4 comentários:

  1. Queria fazer uma conclusão sobre o pensamento de Aristóles, há mais dois mil anos atrás, Aristóles já sabia que a educação era uma democracia, que o unico método de da educação ter valor era ter enfoque sobre o modo de educar. E depois de passar dois milênios, será que mudou alguma coisa? Ou continua o mesmo!

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  2. "A educação tem raízes amargas, mas os frutos são doces". Aristóteles

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  3. Olá, Tiago!

    É importante ressaltar que a educação que se baseava no pensamento de Aristóteles e Platão é uma educação totalmente diferente da atualidade devido a inúmeras mudanças ocorridas diante do tempo. Platão valorizava os métodos de debate e conversação como formas de alcançar o conhecimento. De acordo com Platão, os alunos deveriam descobrir as coisas superando os problemas impostos pela vida. A educação deveria funcionar como forma de desenvolver o homem moral. A educação deveria dedicar esforços para o desenvolvimento intelectual e físico dos alunos. Aulas de retórica, debates, educação musical, geometria, astronomia e educação militar. Para os alunos de classes menos favorecidas, Platão dizia que deveriam buscar em trabalho a partir dos 13 anos de idade. Afirmava também que a educação da mulher deveria ser a mesma educação aplicada aos homens.
    E ele deixa também uma frase sobre esse tema:
    "A educação deve possibitar ao corpo e à alma toda a perfeição e a beleza que podem ter".
    Já Aristóteles Foi o fundador da ciência que ficaria conhecida como lógica, e suas conclusões nessa área não tiveram contestação alguma até o século 17. Sua importância no campo da educação também é grande, mas de modo indireto. Poucos de seus textos específicos sobre o assunto chegaram a nossos dias. A contribuição de Aristóteles para o ensino está principalmente em escritos sobre outros temas.

    Laio Vinicius Santana Guimarães

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  4. Quero deixa aqui a meu questionamento diante do pensamento de Aristóteles há mais de dois mil anos atras mencionava a educação como uma forma democrática, e sobre a educação do homemcomo a deve abranger os diversos campos como a moral, cívico valores internos, é vergonhoso o que presenciamos atualmente
    na nossa política, pois até parece que os mesmos nunca estiveram em uma escola
    ou que numca teve um pai ou uma mãe que ensinasse os valores, até parece que estavam em uma escola que ensinasse o roubar, a deixar de lado a ética na política, onde está os valores, para onde foi a educação que há muitos anos
    se vem debatendo qual a melhor forma de educar o ser humano.É vergonhoso.

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