quarta-feira, 25 de abril de 2012

MITO



O mito apesar de ser um conceito não definido de modo preciso e unânime, constitui uma realidade antropológica fundamental, pois ele não só representa uma explicação sobre as origens do homem e do mundo em que vive, como traduz por símbolos ricos de significado o modo como um povo ou civilização entende e interpreta a existência.
            Mito é uma narrativa tradicional de conteúdo religioso, que procura explicar os principais acontecimentos da vida por meio do sobrenatural. O conjunto de narrativas desse tipo e o estudo das concepções mitológicas encaradas como um dos elementos integrantes da vida social são denominados mitologia.



4 comentários:

  1. "O mito da Pandora"


    Foi a primeira mulher que existiu, criada por Hefesto (deus do fogo, dos metais e da metalurgia) e Atena (deusa da guerra, da civilização, da sabedoria, da arte, da justiça e da habilidade) auxiliados por todos os deuses e sob as ordens de Zeus. Cada um lhe deu uma qualidade. Recebeu de um a graça, de outro a beleza, de outros a persuasão, a inteligência, a paciência, a meiguice, a habilidade na dança e nos trabalhos manuais. Hermes, porém, pôs no seu coração a traição e a mentira. Feita à semelhança das deusas imortais, destinou-a Zeus à espécie humana, como punição por terem os homens recebido de Prometeu o fogo divino. Foi enviada a Epimeteu, a quem Prometeu recomendara que não recebesse nenhum presente dos deuses. Vendo-lhe a radiante beleza, Epimeteu esqueceu quanto lhe fora dito pelo irmão e a tomou como esposa.
    Epimeteu tinha em seu poder uma caixa que outrora lhe haviam dado os deuses, que continhas todos os malem. Avisou a mulher que não a abrisse. Pandora não resistiu à curiosidade. Abriu-a e os males escaparam. Por mais depressa que providenciasse fechá-la, somente conservou um único bem, a esperança. E dali em diante, foram os homens afligidos por todos os males.
    Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Pandora

    ResponderExcluir
  2. Olá, Tiago!

    Leia esse mito.

    O MITO DO DEUS EROS, CONHECIDO COM O NOME DE CUPIDO

    Houve uma grande festa entre os deuses. Todos foram convidados, menos a deusa Penúria, sempre miserável e faminta. Quando a festa acabou, Penúria veio comeu os restos e dormiu com o deus Poros (o astuto engenhoso). Dessa relação sexual, nasceu Eros (ou cupido), que como sua mãe está sempre faminto, sedento e miserável, mas, como seu pai tem mil astúcias para se satisfizer e se fazer amando. Por isso, quando Eros fere alguém com sua flecha, esse alguém se apaixona e logo se sente faminto e sedento de amor (sexo), inventa astúcias para ser amado e satisfeito, ficando ora maltrapilho e semimorto, ora rico e cheio de vida.

    Laio Vinicius Santana Guimarães

    ResponderExcluir
  3. Olá Thiago,
    Mitos Religiosos

    MITOS DA CRIAÇÃO DO MUNDO E DO HOMEM



    Os mitos se referem ao mistério, às coisas que não encontram palavras para serem ditas, por isso são histórias simbólicas que procuram explicar realidades que vão além dos fatos racionais. Essas histórias narram o que aconteceu antes do surgimento do ser humano, como surgiu o mundo, etc. O mito se utiliza de uma linguagem simbólica que permite diferentes interpretações. O mito se expressa na forma poética pois pretende se comunicar diretamente com os sentimentos humanos.A linguagem mítica está também presente nos textos sagrados de muitas tradições religiosas, tanto nos textos orais como nos escritos. Entre diversos povos, como os indígenas, africanos e na Antiga Grécia, encontramos histórias míticas para explicar diferentes aspectos da vida.
    Fonte:http://www.gper.com.br/?sec=matdid&id=1294

    Acadêmica: Arfilina Pereira de Macedo Duarte.

    ResponderExcluir
  4. É isso mesmo Tiago, mito é um fenômeno cultural complexo que pode ser encarado de vários pontos de vista. Em geral é uma narração que descreve e retrata em linguagem simbólica a origem dos elementos e postulados básicos de uma cultura.

    Rosangela

    ResponderExcluir