terça-feira, 24 de abril de 2012

Estudo filosófico

O estudo da filosofia se apresenta hoje numa feição de esclarecimento. A atividade filosófica aparece, predominantemente, sob o registro da exegese das grandes obras legadas pela tradição do pensamento humano. Desse modo, a produção acadêmica em nosso meio afigura-se, à primeira vista, como o labor de um leitor cuidadoso de um texto preocupado com a trama interna e a fidelidade às fontes. Seria correto afirmar que uma leitura rigorosa se opõe à problematização da Filosofia? Trai-se o legado da tradição quando não se avança no problema aberto pelo texto? Por outro lado, é possível levantar questões pertinentes em Filosofia sem ter uma leitura adequada da sua história? É possível realizar uma boa interpretação sem levantar o problema que emerge do texto interpelado? Tá ai algumas perguntas a ser respondidas.


A filosofia da educação é um ramo do pensamento que se dedica à reflexão sobre os processos educativos, à análise do(s) sistema(s) educativo(s), sistematização de métodos didáticos, entre diversas outras temáticas relacionadas com a pedagogia. O seu escopo principal é a compreensão das relações entre o fenômeno educativo e o funcionamento da sociedade. São várias as teorias educacionais "tradicionais" e "progressistas".

Antes do nascimento da filosofia, os educadores incontrastados dos gregos foram os poetas, sobretudo Homero, cujos poemas foram, como se disse com justiça, quase a Bíblia dos gregos, no sentido de que a primitiva grecidade buscou alimento espiritual essencial e prioritariamente nos poemas homéricos, dos quais extraiu modelos de vida, matéria de reflexão, estímulo à fantasia e, portanto, todos os elementos essenciais à própria educação e formação espiritual. (REALE, 1993, p.19).

O conceito de "filosofia" sofreu, no transcorrer da história, várias alterações e restrições em sua abrangência. As concepções do que seja a filosofia e quais são os seus objetos de estudo também se alteram conforme a escola ou movimento filosófico. Essa variedade presente na história da filosofia e nas escolas e correntes filosóficas torna praticamente impossível elaborar uma definição universalmente válida de filosofia. Definir a filosofia é realizar uma tarefa metafilosófica. Em outras palavras, é fazer uma filosofia da filosofia.

3 comentários:

  1. Olá, Tiago!

    Nome bonito né? FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO!
    O papel principal da filosofia da Educação e forma alunos críticos reflexíveis dentro de uma sociedade de forma geral e inovadora.
    Como todos sabem vivemos em uma sociedade alienada, onde o silêncio dos humildes é a resposta e o sucesso dos poderosos. Tudo isso por causa da falta de uma filosofia educacional que funcione de forma eficiente e eficaz tanto para a preparação dos profissionais da educação tanto para a formação de alunos que são cidadões do bem.

    Laio Vinicius Santana Guimarães

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  2. Thiago, na Filosofia da Educação é muito importante que um orientador saiba encontrar a razão para resolver e encontrar vias para ganhar ou perder diante dos ponteciais da humanidade. É importante a Filosofia na Educação pois nós enfrentamos ganhos e perdas que implicam a tomada de decisão e de escolhas a fazer. É no entanto primordial aprender a dominar nossa forma intelectual de raciocinar para que as decisões sejam tomadas de forma clara.
    Acâdêmica: Arfilina Pereira de Macedo Duarte

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  3. A filosofia da educação é um ramo do pensamento que se dedica à reflexão sobre os processos educativos, à análise do sistema educativo, sistematização de métodos didáticos, entre diversas outras temáticas relacionadas com a pedagogia. O seu escopo principal é a compreensão das relações entre o fenômeno educativo e o funcionamento da sociedade.

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