Filosofia da Educação
A filosofia investiga como se pode viver melhor (ética),
que tipos de coisas realmente existem e quais são suas verdadeiras naturezas (metafísica), o que pode ser considerado conhecimento
legítimo (epistemologia), e quais são os
princípios corretos do raciocínio (lógica).
Derivada do grego, a palavra
filosofia (φιλοσοφία) significa ‘amor à sabedoria’, associando phílos (φίλος)
‘amigo, ou amante’ e sophia (σοφία) ‘sabedoria’. Tal definição é um dos
principais temas da própria filosofia; certamente, há
muitas maneiras de descrevê-la, algumas enciclopédias caracterizam filosofia em
termos de investigação intelectual e da aplicação do raciocínio na análise
crítica, bem como do diálogo ou da introspecção para resolver problemas
complexos e importantes.
A filosofia é um campo de
estudos onde as pessoas fazem perguntas tais como: Deu sexiste?
O que é realidade? O conhecimento é
possível? O que torna as ações certas
ou erradas?
O método fundamental da
filosofia é o uso do raciocínio para avaliar os argumentos a respeito dessas
questões. Entretanto, o exato objetivo e a metodologia da filosofia não são
rígidos. O que caracteriza a filosofia é discutido pela própria filosofia e
depende de uma determinada tradição filosófica.
"A filosofia da educação é o estudo dos objetivos,
dos processos, da natureza e dos ideais da educação. Pode estar dentro do
contexto da educação como uma instituição social ou mais amplamente como o
processo de crescimento existencial humano, isto é, como é que nossa
compreensão do mundo é continuamente transformada (seja através dos fatos, dos
costumes sociais, das experiências, ou mesmo das nossas próprias emoções)".
A filosofia da educação, estuda a educação de forma geral, como a educação no contexto educacional, como instituição e na evolução da existencia humana, colaborando de uma forma geral para um bom desenvolvimento social, moral e intelectual.
ResponderExcluir