Racionalismo e empirismo
“No que se refere à ciência e à
filosofia, a síntese medieval culminou com o sistema abrangente de Tomás de
Aquino. O racionalismo escolástico estava unido ao misticismo cristão e o
conhecimento dos gregos estava amoldado aos ensinamentos da Igreja, formando
uma imagem do universo. As causas finais estavam por trás de cada processo da
natureza. Uma inteligência divina permeava tudo. E a vontade de Deus, apesar de
incompreensível em seus detalhes, proporcionava racionalidade e sentido a todas
as coisas”. (Werkmeister, 1940, tradução nossa). O texto do pensador americano
Werkmeister proporciona uma clara imagem do paradigma teológico-filosófico que
vigorou durante a maior parte da Idade Média. Todavia, o Renascimento
inauguraria uma nova mentalidade, uma maneira diferente de enxergar o universo,
já bastante influenciada pelo princípio de desenvolvimento das ciências
naturais. Um dos primeiros cientistas-filósofos da época (ainda não havia clara
distinção entre ambas as ciências), Bernardino Telésio, é um típico
representante da nova mentalidade empírico-científica da época. Segundo
Höffding, Telésio considerava que mesmo o mais alto e mais perfeito
conhecimento simplesmente consistia na habilidade de descobrir atributos e
condições desconhecidas do fenômeno, através de suas similaridades com outros
casos conhecidos. Ou seja, novas descobertas devem ser feitas empiricamente,
baseadas na observação dos fenômenos da natureza, como já ensinava Aristóteles.
É neste ambiente cultural que o
empirismo e o racionalismo moderno se desenvolvem. Um dos grandes precursores
do empirismo – e por sinal também um dos ideólogos do moderno método científico
– foi Francis Bacon (1561-1626). Dizia ele que todo conhecimento tinha que ser
baseado em dados da experiência. As informações, no entanto, deveriam ser
reunidas e utilizadas de acordo com um método, de modo a possibilitar fazer
inferências cientificamente aproveitáveis.
Os sucessores intelectuais de Bacon
foram os empiristas ingleses, dos quais os principais representantes eram Thomas
Hobbes (1588-1674), John Locke (1632-1704), George Berkeley (1685-1753) e David
Hume (1711-1776). O ponto de partida das investigações destes filósofos não
foram os problemas do ser, mas do conhecer. No entanto, enquanto filósofos
continentais (os racionalistas) encaram o problema do conhecimento a partir das
ciências exatas, os empiristas voltam-se para as ciências experimentais. O
próprio ambiente cultural e sócio-econômico da Inglaterra da época coopera para
tanto, já que ocorria um grande florescimento das ciências experimentais –
botânica, astronomia, química, mecânica, etc. Seguindo a linha de raciocínio das
ciências experimentais, o empirismo parte de fatos, eventos constatados pela
experiência. Agindo assim, chega à seguinte problemática epistemológica: como,
partindo da experiência sensível, é possível chegar às leis universais? A
solução encontrada pelos filósofos foi a de que partindo do pressuposto de que
todo o conhecimento é originário da experiência, conclui-se que mesmo as idéias
abstratas e as leis científicas têm a mesma incerteza, instabilidade e
particularidade do conhecimento empírico.
Criticismo tem origem no alemão Kritizismus, representa em filosofia a posição metodológica própria do kantismo. Caracteriza-se
por considerar que a análise crítica da possibilidade, da origem, do valor, das
leis e dos limites do conhecimento racional constitui-se
no ponto de partida da reflexão filosófica. Doutrina filosófica que tem como
objeto o processo pelo qual se estrutura o conhecimento. Estabelecida pelo
filósofo alemão Immanuel Kant, a partir das críticas ao empirismo e
ao racionalismo.
Olá Tiago
ResponderExcluirEntende-se por empírico aquilo que pode ter sua veracidade ou falsidade verificada por meio dos resultados de experiências e observações.O racionalismo é baseado nos princípios da busca da certeza e da demonstração, sustentados por um conhecimento a priori, ou seja, conhecimentos que não vêm da experiência e são elaborados somente pela razão.
O criticismo é o estudo metódico prévio do ato de conhecer e dos modos de conhecimento.
Rosangela Silva Souza
O racionalismo e o empirismo sõ dua teorias que por meio de estudos filosóficos
ResponderExcluirtenta de sua forma descobrir o porque e o sentdo da vida, pela razão ou pelas experiências estudo que envolve vários filósofos cada um com sua teoria mas que de certa forma tem c ontribuido para o estudo da razão e dao empírico.